[S. Artigo] Ensaio de Matese e Metafísica III: O incondicionado e a determinação.

 


Se a filosofia se pretende como saber último de todas as ciências dogmáticas, ela necessita de um saber que se funda como incondicionado por qualquer finitude, pois do contrário, seria determinada por outra ciência que lhe concederia limitação. Portanto, sendo a Metafísica a ciência incondicionada por si, deve buscar princípios basilares na Matese Universal, de igual modo, termos ilimitados e sem determinação ulterior.

Se a causalidade encerra num princípio primeiro de todas as ordens causais, este seria fora de qualquer limitação ontológica, já que se tivesse uma limitação, seria limitado por outra causa maior, não sendo primeiro, desta maneira. Assim, alguns termos matéticos são incondicionados em suas próprias ordens de causalidade, não sendo delimitados pelos efeitos posteriores.

Por conseguinte, se os princípios da Matese são fundados no incondicionado, qual a origem dos entes condicionados? A questão aparentemente simples é de uma profundeza metódica abissal. Afinal, se a causa cria somente aquilo que é similar a ela, da onde viria a limitação no ilimitado?

Podemos traçar uma resposta clara: o gênero do ilimitado contém os conjuntos do limitado, não de maneira atual, mas potencialmente ativa enquanto possibilidade infinita de auto-determinação. Isto é uma tese firmemente consolidada na própria ideia de ilimitado enquanto possibilidade universal absoluta, pois se não pudesse assumir a limitação, seria limitado pela falta de possibilidades, havendo uma contradição no sujeito, de tal maneira.

Deste modo, a Matese se funda nos princípios incondicionados enquanto transcendentais de toda e qualquer atualização do real, sendo estes mônadas das suas ordens de causalidade próprias. Assim sendo, a filosofia se dá como a ciência absoluta do saber e fundamento dos demais conhecimentos. Entretanto, quais são os princípios incondicionados da pura Matese? Talvez essa questão seja aprofundada em outro ensaio.

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