[V.A. Artigo] Para uma Especulação acerca da Ficção Weird



Por esse título, pretendo organizar de modo mais compreensível o que é comumente chamado de “Horror Cósmico” o que parece limitar o âmbito apenas para a visão Lovecraftiana da direção do seu conteúdo, visando sempre uma atmosfera de exterioridade do homem mundano no universo, isso é uma via altamente científica do próprio Lovecraft, o mesmo que já dizia que a linhagem do horror vêm desde as grandes epopéias e mitologias ancestrais dos povos como um pequeno germe, tal terreno que foi preparado pro futuro dos vindouros escritores. Busco agora uma definição que virá a calhar melhor, uma luva para uma mão, seu tema *interior* é seu horror visando o viver e o existir, isso não necessariamente se prende ao homem profano do século XXI, porque a função do artista e poeta é diagnosticar sua época, isso é totalmente verdade pois a própria consequência do século anterior é uma representação: guerras mundiais, doenças novas, concepções científicas e astronômicas posicionaram a expectativa de um pessimismo e de profundas descobertas, o futurismo do início do século, a elevação da especulação, os veículos, aviões e tudo isso elevando a posição humana como protagonista no ápice da “civilizacionidade” do século.

Nisso abriu para Lovecraft a visão para Aliens e seu sentido de “alheiedade” para algo Totalmente Outro em relação a nós. Uma via para o Universo se desvelou para ele, em contrapartida temos Arthur Machen, nos meios-fins do século 19, ponto culminante do Iluminismo, limpando o antigo terreno para novas sementes, estranhas a terra acostumada com antigas e fortes árvores, agora quase exterminadas.

Indo para as inovações médicas e psicológicas e toques mistificantes em relação ao conhecido mas subjugado pela nova razão profanante, a visão iluminadora e científica começa a varrer as árvores antigas pra impor seu domínio, indo de encontro com as velhas sementes, a ciência expande a consciência e seus sentidos para novas qualidades imperceptíveis aos acostumados com a realidade comum, novamente uma desvelação, isso é um padrão para o que generalizarei como "Horror Existencial" invés de 'Cósmico' pois mudamos as vias para a transição de pensamentos, prova disso é o decadentismo, cortando nossos laços com antigas sementes.

Partindo pra Algernon Blackwood, emergimos do véu comum para a *Natureza Imanente* de uma “realidade superior” no sentido que as religiões se propõem. Já sendo a Natureza uma fonte fascinante per se pra quem põe se a questionar-se.

Separando e organizando as ideias:

• Horror Cósmico propriamente dito, tem em seu cerne, a existência como fundamento, como chão para fazer as ruas. Horror Existencial propriamente.

• Lovecraft suspende o véu da Ciência antropológicamente desmontando nossa posição Cósmica, isso se faz óbvio no seu tema *exterior*.

• Blackwood nos desvela a Natureza como algo que sempre esteve ao nosso redor, em toda a sua mistificidade, Blackwood Sempre foi altamente influenciado por suas viagens a muito lugares e pelo que a literatura religiosa não-cristã e ocultista tem a oferecer.

Aqui temos nossos rumos, o Horror Cósmico ou Lovecraftiano [científico]; Arthur Machen e seu Horror Decadente e Algernon Blackwood, o Horror da Natureza viva sempre Presente.

Existem muitos nomes antigos e novos para esse Tema Interno florescer de modos belíssimo, já que todos esses escritores que citei, sem excessões para qualquer um que percorre esse caminho, realiza uma busca pelo Sublime.

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